sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Uma dica aos soropositivos que pretendem passar por Dubai

Pois bem...a novela continua e achei correto vir aqui dar um update nas notícias.
O dólar subiu loucamente! Quando comprei minha passagem para o Egito via Dubai em maio de 2008 o preço estava bom, mas nada de muito especial. Fazendo a conversão para reais a passagem saiu por nada menos do que R$ 2.700,00...preço bom na época, hoje, considerado uma pechincha! Graças à alta do dólar a mesma passagem saíria hoje por aproximadamente R$ 4.200,00!!!
Eu liguei para a empresa aérea e expliquei que sou soropositivo e que havia tomado conhecimento através de artigos na internet que a presença de soropositivos no país não é grata.
O funcionário ficou meio sem jeito e me disse que não sabia como lidar com a questão pois nunca havia tomado conhecimento de situação parecida. Ele pediu meu telefone e me disse que me ligaria no dia seguinte. E assim o fez: no dia seguinte ele me ligou e disse que havia verificado com seus superiores e realmente não era permitido a entrada no país de soropositivos, mas adicionou que ele mesmo já havia ido à Dubai algumas vezes e nunca o haviam perguntado se era ou não era portador do vírus HIV.
Eu concordei com ele, mas expliquei que meu caso era simplesmente a probabilidade de abrirem minha bagagem e me prenderem por ser portador de uma doença que "pelas leis deles" não é permitida no país.
Eu jamais diria a ninguém que sou HIV+, mas ao abrirem minha bagagem veriam minhas medicações e aí então eu seria incriminado pelas evidências em minhas malas!
Ele concordou comigo e disse que estava instruído a ressarcir o valor que eu havia pago pelas passagens sem a cobrança de multa. Como é boazinha a empresa aérea - pensei - não, não pensei nada disso! Pensei sim que de nada adiantaria, pois com a alta do dólar eu teria que pagar no mínimo R$ 1500 por uma nova passagem via Europa...isso se eu conseguisse passagem na data necessária para se encaixar com o pacote que eu previamente obtive no Egito.
E agora? - perguntei a ele. E ele me respondeu: "Senhor...infelizmente tudo que podemos fazer é ressarcir o valor da passagem, não podemos ser responsabilizados pela crise câmbial mundial.
Foi aí que ele me disse que antes de tomar qualquer atitude eu deveria telefonar para a Embaixada de Dubai na cidade de Brasília.
Saquei o telefone e em minutos falava com uma funcionária com sotaque árabe carregado. Contei minha história a ela e tudo o que ela me disse foi que uma vez que os medicamentos que eu tomo não fazem parte das drogas banidas pelas leis dos Emirados Árabes, o que eu deveria fazer era solicitar ao meu médico uma receita escrita em língua inglesa ou em árabe e colocar os medicamentos em minha bagagem despachada, não na bagagem de mão.
Ela me disse que provavelmente como eu vou ser passageiro em trânsito (chego em Dubai Às 21 horas de um dia e pego o vôo para o Egito no dia seguinte às 15 horas) eu não teria que fazer check-out em minha chegada ou check-in para embarcar para o Egito, resumindo, minha bagagem não vai ficar indo pra hotel, voltando de hotel, etc...provavelmente eu embarcaria minha bagagem no Brasil e só a veria novamente quando da minha chegada no Egito.
Fiquei mais aliviado com o que ela havia me dito. Ela deu a entender que mesmo que minha bagagem fosse esmiuçada pela imigração de Dubai, eles veriam os medicamentos, checariam a lista de drogas não permitidas no país, checariam a receita e me permitiriam passar as horas necessárias em seu país aliviados por saberem que eu, um vírus ambulante e perigoso, estaria de saída dentro de algumas horas.
Aí eu liguei para a empresa aérea novamente, falei novamente com aquele funcionário e ele confirmou que minha bagagem despachada não seria liberada em minha chegada, disse que eu só ficaria em poder de minha bagagem de mão nas pouco mais de 18 horas de estadia naquele simpático país.
Bem...eu não entendi nada...porque já havia dito ao funcionário que minha preocupação era pura e simplesmente por causa dos meus remédios!
De qualquer forma estou mais esperançoso com isso tudo. Acredito mesmo que tudo dará certo, afinal de contas tudo sempre dá certo em minha vida...rs...e se não der, se não der, se não der...bem...ao menos eu tentei...e como!
A minha dica, fazendo jus ao título deste post, é: se você é soropositivo e quer ir a Dubai, coloque seus medicamentos nas malas despachadas em um saco plástico devidamente acondicionados e acompanhados da receita médica redigida em língua inglesa ou em árabe.
Lembre-se que esta dica só vale para passageiros em trânsito, e nem sei se minha história vai dar certo ou não. Isso vocês só vão descobrir nos meus posts pós-viagem em 2009.
Eu ia ficar em Dubai por uma semana antes de embarcar para o Egito, mas tive um daqueles insights e cancelei tudo ao ver as notícias cujos links se encontram em posts anteriores aqui no blog. E nem preciso dizer que estou muito feliz com minha decisão, né?
Se você é soropositivo e vai à Dubai para ficar lá por aquelas terras carregando seus medicamentos, por favor me contacte e me diga como foi sua experiência.
Eu vou ficar sem tomar meus remédios por quase um dia na ida e mais um dia na volta, mas sinceramente digo aqui do fundo do meu coração: se depender de mim Dubai não verá meu passaporte tão cedo novamente nesta existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui! Sua opinião é muito importante pra mim e pra todos os seguidores deste blog.