quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

E-mail de uma leitora de 09/02/2010


E-mail de Lúcia


Oi Anderson, Fico aliviada com noticias suas...que bom que deu tudo certo em suas viagens...continue postando em seu blog, que estarei sempre dando uma passadinha por lá..vc foi a primeira pessoa em que eu li falando sobre o HIV positivo...sei que vou aprender muito com sua experiência de vida pós HIV...faz 4 dias que descobri que contrai o virus depois dos exames de pré natal, estou grávida de 17 semanas e em choque ainda...confusa e com muito medo...fiquei um pouco aliviada depois que li o seu blog...meu marido fez o exame ontem e também está apreensivo...hoje é meu aniversário e pela primeira vez não achei motivo para comemorá-lo...amanhã irei ao laboratório para marcar ou fazer o exame cd4...não sei direito o que é...mas sei que vou conviver com isso pra sempre...obrigado por me mandar o e-mail e tudo de bom pra vc que passou a ser meu referencial de como se viver uma nova vida!!! bjus e até mais.
Querida Lúcia, em primeiro lugar quero lhe desejar, mesmo que atrasado, um Feliz Aniversário. Celebrarmos o fato de estarmos vivos é sempre bom em nossas vidas quaisquer que sejam as circunstâncias, minha amiga.



Pode lhe parecer que eu, Anderson, vivo a jogar o jogo do contente na vida e talvez isto até desmereça um pouco minha pessoa no sentido que pra meus leitores eu sou um cara de sorte.


Eu não gosto de falar sobre religião porque este assunto é bastante delicado. Independente de qualquer coisa o que eu posso lhe dizer, Lúcia, é que entre imediatamente em contato com essa energia de vida que você tem aí dentro de você. É ela que vai mantê-la viva e lhe dar forças pra superar os momentos difíceis que podem estar por vir, e também os maravilhosos momentos que certamente também estão por vir. Porque a vida é assim, Lúcia, a minha, a sua, a dos outros, a vida é cheia de bons e maus momentos.


Eu não sei quantos anos tem e nem sei se já leu meu livro, mas queria lhe dizer que aos 20 anos de idade recém feitos, portanto há exatos 22 anos indo para 23 em 13 de março próximo, um médico me disse que eu não deveria ter mais do que 2 anos de vida à frente. E aqui estou eu pra lhe escrever e tentar de alguma forma amenizar sua dor e apreensão.


Sempre quis ter um filho, mas como nasci homossexual e descobri ser HIV muito cedo, decidi por não tê-lo. Se tivesse tido um fiho (adotado) naquela época, ele já seria um homem feito. O tempo passa tão rápido, né?
Eu na minha vida, Lúcia, sempre lido com ambas as probabilidades de acontecimento ao encarar um problema. Se eu fosse você eu provavelmente lidaria com o fato de estar grávida e ter descoberto ser HIV+ da seguinte forma:


1) Se meu marido for HIV+ como eu nos apoiaremos mutuamente nessa jornada. Caso ele não seja, ficarei muito feliz por ele e o mínimo que eu espero dele é que me apóie. Caso ele não me apóie quem vai perder será ele, e não eu. Não vou dar lugar em minha mente à questão da culpa porque isso é ruim pra mim e agora eu só quero o que é bom pra mim. Preciso cuidar de minha saúde muito mais agora porque vem aí uma vida que vai precisar de mim e tenho fé que ela será muito bem-vinda e virá com saúde.


2) Estamos em 2010, tenho muito mais sorte do que o Anderson porque ele descobriu que era HIV+ quando sequer remédios existiam, e o número de drogas disponíveis hoje é imenso e tenho certeza que eu me enquadrarei muito bem dentro de um tipo de tratamento disponível.




3) Não vou entrar em pânico porque não há razão pra isso. Não sou a primeira e infelizmente não serei a última mulher a descobrir a sorologia em um exame pré-natal. Hoje em dia a porcentagem de chance de um bebê nascer com o vírus se a mãe fizer o pré-natal direitinho é muito baixa. Vou pesquisar sobre o assunto e falar com meu médico a respeito.




Se a criança nascer soronegativa ficarem imensamente grata, mas se o contrário acontecer não me desesperarei porque sei que o número de adultos nos dias de hoje que já nasceram com o vírus é bastante grande e não será diferente com meu bebê.


Uma coisa que eu queria lhe dizer sobre médicos. Não se contente com pouco, Lucia. Se não gostar do médico, troque, troque e troque até se acertar com um. Não digo agora, porque você precisa ser assistida durante o pré-natal, mas depois que o bebê nascer não se deixe levar pelo conformismo do “é ruim, mas é de graça”, ok? Lhe digo isso por experiência própria...rs...

Bem, minha querida, por enquanto é só. Espero que de alguma forma tenha lhe ajudado. Estarei sempre aqui pra trocarmos idéias, ok? Infelizmente já é tarde e tenho que ir dormir porque amanhã trabalho até tarde da noite e tenho faculdade pela manhã. Sim, eu, Anderson, HIV+ desde os 20 comecei a fazer faculdade aos 42 beirando os 43. Acho que dá pra você ver que não vejo o vírus como uma sentença de morte, não é, Lúcia?

Desde já lhe agradeço pelo contato e queria lhe parabenizar por ser a primeira a ter seu e-mail e resposta publicados no blog. Desde o ano passado eu já pensava em publicar os e-mails que recebo, mas adiei até hoje não sei por quê. Recebo uma média de 2 a 3 mensagens por mês já há anos e sempre acabo escrevendo respostas longuíssimas...rs...não consigo evitar de escrever muito. De agora em diante vou começar a dividir aqui neste espaço os problemas das pessoas que me escrevem com o intuito de ajudá-las e também ajudar pessoas que possam estar passando pelo mesmo tipo de problema.
No fundo, no fundo, sem querer simplificar demais, nossos problemas como soropositivos são muito similares e às vezes uma resposta pode acabar ajudando outra dezena de pessoas sem que elas necessitem me escrever, entende?

A propósito, não vou divulgar seu e-mail nem tampouco seu nome. Trocarei seu nome na mensagem divulgada no blog, ok?
Se quiser pode assinar o blog como seguidor e não ter seu nome divulgado, ok? A vantagem é que como eu escrevo pouco no blog por falta de tempo as pessoas não têm que checar se há post novo e perderem tempo com isso. O blog avisa quando há post novo.

Um beijo grande pra você. Quando quiser me escrever mais fique à vontade. Não costumo responder de imediato mas uma coisa é certa: sempre respondo, ok?

Beijo grande pra você e pra esse anjinho que começa a se preparar aí dentro de sua barriga. Anjinho nenhum gosta de perceber a mãe triste, viu? Trate de se animar e comemorar seu aniversário hoje mesmo porque você tem sim, muitos motivos pra comemorar a vida
. Basta olhar ao seu redor. Fica com Deus.

Anderson Ferreira

7 comentários:

  1. Que legal Anderson sua historia de vida..gostei muito da sua força positiva, sendo que muitas pessoas desisitem de lutar pela vida sem ter motivo algum..valeu cara por nos demonstrar força de vontade...seu blogger é show. estou torcendo por você.

    ResponderExcluir
  2. isto me faz continuar a caminhada anderson.
    parabens pelas palavras orientadoras para a moça gravida.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos comentários carinhosos! ;-)

    ResponderExcluir
  4. nossa seu blog me ajudou mto.eu descobri no pre-natal a 1 mes que sou soropositiva estou com 16 semanas,tenho muito medo ainda não consegui entender o pq disso,mas meu filho que esta dentro de mim me dá forças para acreditar,eu só quero criar meu filho e viver.Meu marido fez o exame e deu negativo pelo menos uma culpa a menos na minha cabeça...adorei seu blog

    ResponderExcluir
  5. Olá Anderson e todos que acompanham este blog. Penso que a vida só perde seu sentido qd deixamos de acreditar em nós mesmos. Sou um novo soropositivo de 32 anos, descobri a infecção faz um pouco mais de um ano, e gostaria muito de tocar o coração e mente de muita gente dizendo: a vida segue seu ritmo, sua melodia,nós precisamos acompanhá-la como numa orquestra, sem desafinar, sem causar desatinos.
    Nessas minhas tentativas de fugir da rotina, encontrei este blog e gostaria muito que vc, Anderson, renovasse seu entusiasmo e sua crença de que amanhã será um novo dia...Abraços
    Contatos: fd_muniz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Parabéns!!! Acabei de descobrir que sou soropositivo e voc~e lida muito bem com isso....Ainda estou em choque , mas tentanto levar a frente.abs,

    ResponderExcluir
  7. Olá, Anderson. Sou descobri que sou soropositivo há um ano e quatro meses. Na verdade eu suspeitava e larguei prá lá. Mas pelo amor incondicional de um amigo fiz os exames e batata: tive que iniciar a terapia ARV logo de cara porque o cd4 estava em 189. Com três meses de tratamento minha carga viral, ora 37.800, ficou idetectável, mas o cd4 nesse um ano e quatro meses varia muito e nunca passou de 356. Nunca tive uma infecção oportunista.
    Vendo sua experiência, seu amor pela vida e seu enjagamento virtual gostaria de perguntar duas coisas:
    1) Será que nunca vou conseguir um cd4 mais alto que 356? O cd4 demora de estabilizar em niveis mais seguros? Não entendo porque não sobe, uma vez que a carga viral já é indetectável há um ano.

    2)Como consigo seu livro?

    Obrigado pela atenção. Fique com Deus!
    Ah, e parabéns pela idéia do "banco de remédios". Sabia que eu já havia me questionado sobre isso? E quando alguém muda um esquema, será que devolvia os anteriores?

    neogiuliano@yahoo.com.br

    R.J.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui! Sua opinião é muito importante pra mim e pra todos os seguidores deste blog.