domingo, 1 de janeiro de 2012

Feliz 2012!!! Nosso primeiro e-mail do ano!

Olá, amigos! Recebi esta mensagem de uma leitora que vou chamar aqui de Lucia. Ela me enviou a mensagem abaixo em 21 de dezembro último e só hoje a vi. Eu espero do fundo do meu coração, Lucia, e demais leitores, que minha resposta possa ser útil a você de alguma forma. Grande abraço a todos!
Anderson Ferreira


oi.. me descobri soropositiva ha um mes. estou gravida de 4 meses e meu namorado é negativo...ando muito sem animo e gostaria de um apoio para levantar a cabeça e seguir a vida... gostaria de poder tracar e-mails com quem também vive com o hiv e é feliz...obrigada


obrigada



Oi, minha querida, tudo bem? Esta é a primeira coisa útil que faço em 2012, afinal de contas agora é 1 hora da manhã do dia 01 de janeiro de 2012 e resolvi dar uma olhada nos e-mails do blog antes da minha primeira dormida do ano. Encontrei sua mensagem aqui enviada em 21 de dezembro e ainda não respondida por mim. Estou em férias em Santa Catarina, a chuva cai lá fora depois de uma chuva de fogos de artifício que durou 16 minutos...o ano começou! Que bom! E estou vivo! Então nada mais me resta a não ser agradecer a Deus, não é?


Não sei se sou a pessoa pra lhe responder este e-mail porque vc diz que gostaria de trocar e-mails com quem vive com o hiv e é feliz...eu vivo com o HIV, mas será que sou feliz? Eu tento, viu, menina? Mas sofro de depressão, vivo com uma dose diária de Pristiq 50 mg cujo preço por si só já me deprime, mas ao mesmo tempo agradeço a Deus por poder comprá-lo todos os meses. Estou com uma dor de garganta há quase 3 meses e somente um dia antes de viajar pra cá é que um médico diagnosticou que estou com um problema na tireóide, pode até ser um tumor, não sei, isso quem vai dizer serão os exames, mas não estou infeliz por causa disso também não. Não estou infeliz porque passei a noite de Natal em casa de amigos aqui em Balneário Camboriú pelo segundo ano consecutivo e ano passado haviam descoberto que nosso amigo de 41 anos que vou aqui chamar de Daniel, tinha um tumor no cérebro. Isso foi no ano passado, neste ano o Daniel, após já haver passado por 3 cirurgias no cérebro, passou por um inchaço, acúmulo de água no cérebro, cerca de uma semana antes da minha chegada e durante a "festa" de Natal nada mais pôde fazer a não ser vomitar e se recolher 15 minutos após minha chegada. Mesmo assim o Daniel, homem lindo de 41 anos, pai de 3 filhos e marido de uma forte e batalhadora esposa, nada fez a não ser se recolher e pedir que não mudássemos nada naquela noite de Natal, que desculpássemos sua ausência, mas que não nos retirássemos ou fizéssemos menos barulho ou qualquer coisa diferente do que pretendíamos fazer...e assim foi a noite de Natal na casa do Daniel...ano passado foi na casa da irmã dele, mas este ano foi na casa dele porque sabíamos que ele não poderia viajar em um carro pra se locomover devido ao mal-estar causado pela doença.


Eu sinceramente peço a Deus que o Daniel se livre desse tumor no cérebro que já o incomoda há mais de um ano e que ano que vem ele esteja novo em folha em nossa festa de Natal. E se ano que vem ele não estiver mais entre nós eu vou entender, o que eu não quero é vê-lo sofrer dessa forma..isso ninguém merece, né, Lucia?


Também quando vim pra cá estava muito triste porque meu "relacionamento" com alguém que eu amava muito foi acabando, acabando, e quando eu percebi já tinha acabado. Mas eu sequer discuti nada com a outra pessoa porque ela não se dá ao direito de falar sobre o assunto, sempre que tem chance grita comigo, desfaz de mim literalmente abusa da minha boa vontade. Isso também já é motivo suficiente pra se estar infeliz, não é? E a minha resposta é não, Lucia, porque 10 anos é muito tempo pra se perder na vida com algo que nos faz infeliz. Cheguei à conclusão que quem tem que resolver as coisas sou eu, na minha cabeça, se a outra pessoa aceita ou não aceita, o problema é dela, Lucia. Sou eu quem mando na minha vida, no meu destino, nas minhas ações...não posso culpar o outro pela minha infelicidade. Num relacionamento não há mocinho e bandido, são dois seres humanos tentando acertar, cada um à sua maneira, claro, mas ambos querem acertar. Trocando em miúdos, não vou ficar infeliz por causa disso, pelo contrário, vou tocar meu barco e continuar minha vida porque ela continua enquanto assim tiver que ser...eu não sou nem feliz nem infeliz, sou apenas eu mesmo vivendo minha vida, Lucia.


Bem, minha cara leitora, e quanto a você, sei muito pouco de você, mas o que posso lhe dizer é que preste bem atenção no que me escreveu em seu e-mail. Você está grávida há 4 meses e é soropositiva. Bem, quando eu descobri que era soropositivo em 1986 morriam as grávidas e as crianças geralmente em seu primeiro ano de vida. Hoje em dia as chances de não transmitir o vírus à criança são imensas se tomados os devidos cuidados, isso vc vai descobrir em seu pré-natal. Outra coisa, vc também diz que seu namorado é soronegativo. Então, se entendi, vc deveria estar dando pulos de alegria porque não o infectou, e provavelmente não vai infectar o bebê. Resumindo: o problema, se é que podemos chamá-lo de problema, só está com você, Lucia. Eu sei muito pouco a seu respeito, e mesmo que soubesse muito não te julgaria por nada...mas na verdade tenho aqui pouco material pra comentar contigo.


Eu termino aqui te deixando um grande abraço e esperando ter ajudado em alguma coisa, Lucia. Pense nisso: somos responsáveis por aquilo que cultivamos. Você pode ficar aí com suas culpas e arrependimentos ou pode olhar pra frente e perceber que uma vida está chegando a este planeta pra tornar sua vida muito melhor do que ela já é. Agradeça a Deus por esta vida que se forma em seu interior e pela dádiva de poder dar a este bebê uma vida cheia de alegrias que está por vir. Deus te abençõe, Lucia.


Feliz 2012!!!


Anderson

5 comentários:

  1. Anderson,
    Acabo de descobrir o seu blog e estou radiante. Tenho 43a e estou prestes a completar 44a e tenho 21a de soropositividade. Penso em elaborar um blog relacionando hiv e arte, focando artes visuais e plásticas, pois acredito que o contato com a arte é um modo de "cura" possível para os males da vida. O fato é que a vida não tem cura. Fiquei impressionado com o vigor da sua escrita e gostei dos seus pensamentos. Busco amizades com pessoas como você para além da soropositividade mas a partir dela. Se puder e quiser, me escreva. Ficarei muito feliz. (obs.: também valorizo a sua ação como um ato de pocionamento político).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido amigo, estou aberto a conhecer pessoas que pensem interessante como você, pode me escrever no e-mail blueyes1967@live.com que converemos mais, ok? Ou no próprio e-mail aqui do blog: andersonferreira2008@gmail.com
      Abraço!

      Excluir
  2. Meu melhor amigo é soropositivo e é muito feliz. Claro, que não dá pra viver como se tudo fosse uma maravilha, pois o dia a dia não é fácil pras pessoas que estão em volta dele, como eu, e muito menos pra ele próprio. Mas acredito que pra tudo há um sentido. O importante é não perder a espiritualidade e manter o pensamento otimista sempre.

    ResponderExcluir
  3. Olá Anderson,
    Cheguei agora no seu blog. Sou soronegativa, mas meu marido é soropositivo. Sua leitora Lúcia está grávida. Eu pretendo engravidar. Percebi rapidamente que não há muita informação na rede sobre o dia a dia de um casal sorodiscordante e sobre reprodução assistida para casais nessa situação - aliás, não há assistência presencial também. Só São Paulo fornece (ou fornecia) o tratamento gratuito.
    Então, assim como você, comecei um blog para partilhar minha experiência e trocar ideias. Como os médicos lidam com essa situação todo dia, esquecem que para o paciente nem tudo é óbvio... Vamos trocando ideias então?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. olah .............estou pra parabezinar o mestre deste blog
    Descobri meu dignostico com 25 semanas de gravidez
    como to jovem namoradeira mais achava que isso nunca poderia acontecer comigo
    mais isso mudou me da agua para o vinhu
    descobri na minha familia um esteio,surpreedi-me com varios entes queridos pelo apoio.
    nao foi facil,pois nao tive o pai da minha filha ao meu lado e tambem nao tive coragem de contar pra ele ate hoje.
    mais ando de cabeça ergida tenhu vida normal minha carga viral esta bom o suficiente para eu nao precisar tomar o coquitel.tive uma gravidez e um parto tranquilo sai no tempo normal como qualquer mulher que tem seu filho de cesarea, minha filha é linda e saude negativou tds exames ate agora.
    adimito por imprudencia minha estou a algum tempo sem fazer o cd4...mas ja marquei de fazer.
    quase todos no meu trabalho sabem e me respeitam,me ajudam e nunca deixam-me só.
    bom paro por aki desde ja agradeço a todos que aqui postaram seus pareceres sobre este percalço em comum
    lembre-se depressão não é boa conselheiro,procure sua familia amigos ou ate mesmo vire-se e lembre-se que sempre olha por nos desde que oremos a ele
    bjs .............ja fazem 3 anos q nasci de novo !!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui! Sua opinião é muito importante pra mim e pra todos os seguidores deste blog.