sexta-feira, 5 de julho de 2013

Brasil testará coquetel anti-Aids preventivo


     Interessante notícia sobre o uso de um coquetel a ser testado no Brasil. Através do uso deste medicamento as pessoas que fazem sexo com pessoas infectadas pelo vírus HIV têm maiores chances de não serem infectadas. Espero que isto não venha a criar um sentimento de imunidade nas pessoas como já acontece com grande parcela de nossa população que infelizmente acredita que ter o vírus da Aids é algo fácil que se pode tratar com alguns comprimidinhos por dia. 
Sem querer desanimar meus colegas novos no clube de soropositivos, a verdade nua e crua é que não é nada fácil e requer imensa estrutura e adaptação daqueles que reiniciam suas vidas após serem diagnosticados soropositivos para o vírus HIV. 
     Já disse aqui em vários posts e inclusive em alguma parte lá do meu livro, me assusta ver o número de pessoas da terceira idade, homens e mulheres e também jovenzinhos com quem converso no Posto de Saúde onde retiro mensalmente minha medicação. Há 26 anos, quando descobri que era soropositivo, raramente via uma mulher recebendo "tratamento", aliás, não havia tratamento em 1987. Tudo que havia eram pessoas dizimadas pelas infecções oportunistas que o vírus lhes trazia e que rapidamente lhes ceifavam a vida. Eu tive sorte, fui abençoado, porque só tive um sinal da doença em 1998, quando já havia medicação; esta muito mais tóxica do que as que existem hoje, mas que felizmente não permitiram que minha vida fosse tirada pela presença do HIV em meu organismo. De qualquer forma, é importante lembrar que ainda hoje milhares de pessoas morrem  vítima desta doença em nosso país e em todos os continentes. Sim, novos navegantes, principalmente aqueles que acham que ser soropositivo significa apenas tomar alguns comprimidinhos por dia; com ou sem este coquetel, a única forma de se prevenir desta doença ainda nos dias de hoje é se protegendo com o uso da camisinha. Grande abraço a todos!